Gaeco investiga vereadores em Fabriciano e Timóteo

  • 27/04/2019
  • 0 Comentário(s)

Gaeco investiga vereadores em Fabriciano e Timóteo

Um dos crimes apurados é o nepotismo: cruzado e triangulado

As investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que culminaram com a prisão de 7 vereadores em Ipatinga-MG, foram estendidas para as cidades vizinhas.

O delegado Gilmaro Alves e os promotores Fábio Finotti, Francisco Ângelo e Bruno Schiavo concederam entrevistas à imprensa do Vale do Aço, na tarde desta sexta-feria (26), na sede do Ministério Público.

Ameaça de morte

Dentre vários assuntos, eles falaram das últimas prisões feitas em Ipatinga, quando o vereador Gilmar Ferreira Lopes - Gilmarzinho - do PTC, e a filha dele, foram presos.

Esse vereador teria obtido mais de R$ 300 mil com o esquema de contratar uma pessoa e obrigá-la a lhe devolver uma parte dos proventos. O promotor Bruno Schiavo mencionou o relato de uma dessas pessoas que teria acusado o vereador de ameaçá-la de morte, caso o denunciasse. “Além do percentual ser alto [que o vereador pegava de volta], a quantidade de pessoas também era muito grande, neste caso do vereador Gilmarzinho”, disse.

“O que tem acontecido é que toda a situação que tem sido apurada tem desenrolado para uma necessidade de prisão. Então, as apurações continuam. Outros vereadores não estão imunes de serem investigados. Inclusive nós temos investigações em curso e dependendo da situação que a gente encontra nessas investigações, novas prisões, preventivas ou até temporárias, dependendo da situação, podem ser necessárias e vão ser postuladas à Justiça”, afirmou o promotor Fábio Finotti.

Nepotismo cruzado e triangulado

A extensão das investigações do Gaeco para outras cidades, além de buscar crimes semelhantes aos praticados pelos parlamentares de Ipatinga, também apura o nepotismo.

A legislação impede que o ocupante de um mandato público contrate parentes. Mas a proximidade das quatro cidades que formam a região metropolitana do Vale do Aço facilita algumas variações, como, por exemplo, o nepotismo cruzado e o nepotismo triangulado. No primeiro, exemplificando, um vereador de Ipatinga contrata a esposa de um vereador de Coronel Fabriciano e o vereador de Fabriciano contrata a esposa, ou outro familiar, do vereador de Ipatinga. Assim, cada um pode afirmar que não contratou nenhum de seus parentes.

Os representantes do Gaeco mencionaram também o nepotismo triangulado. Esse tem um arranjo mais elaborado e pode envolver três cidades e três vereadores ou mais, por exemplo.

Assim um vereador não contrata o familiar do outro diretamente, mas uma corrente de contratações é montada para dificultar a percepção de que os cargos foram ocupados de forma fraudulenta, com o objetivo de beneficiar familiares de políticos.

Embora tenham confirmado a extensão das investigações para além do município de Ipatinga, os representantes do Gaeco não citaram os nomes dos investigados. Mas a reportagem do PLOX apurou que pelo menos três vereadores de Coronel Fabriciano estão sendo investigados. Um deles é o vereador Nélio do Abacaxi, eleito pelo PT do B.

A ramificação das investigações para além de Ipatinga pode resultar em indiciamentos nestes municípios e também de outros vereadores de Ipatinga, ainda não envolvidos nas prisões que já foram feitas.

Os representantes do GAECO comemoraram o sucesso dessa etapa da operação, que prossegue. Para eles, a região está vivendo um momento histórico.

A investigações da Operação Dolos, deflagrada em 15 de fevereiro deste ano, tem um saldo de 7 vereadores presos em Ipatinga. A operação investiga irregularidades na Câmara Municipal.

Além dos parlamentares, três assessores também estão recolhidos na penitenciária de Ipaba-MG.

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Programação automática

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!


Top 5

top1
1. Kemilly Santos e Damares

A promessa

top2
2. Davi Sacer part. Simone

Deus de Promessas

top3
3. Aline Barros

Casa do pai

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Leandro Borges

Deus e Eu

Anunciantes